Um resumo da F8 pelos olhos de quem estava lá

Family of apps do Facebook
Conforme prometido, nosso querido amigo Arthur Castro preparou um textão com os principais destaques da F8, a conferência anual do Facebook para desenvolvedores.

Nos dias 12 e 13 de abril rolou a F8 2016, Conferência do Tio Zuck em San Francisco. Notícias sobre o que rolou por lá não faltaram, e se você não viu nenhum resumão, pode começar lendo esse aqui ou esse aqui. E claro, todos os vídeos da conferência, você pode ver e rever clicando aqui. Agora vamos ao resumão da visão de quem estava lá.

0

Resumindo bem, acho que essa F8, Zuckerberg subiu ao palco pra deixar claro: “Você não precisa ir a lugar algum. Você pode fazer tudo aqui pela nossa plataforma. E se você for durão e quiser usar a sua própria, tenha certeza que ela esta integrada com o Facebook pra darmos insights e para você entender o comportamento dos seus usuários, afinal sabemos fazer isso melhor do que ninguém com nossas mais de 1.4 Bilhões de usuários”.
O evento como um todo foi sensacional. Da recepção (menos de 5min o registro), café da manhã, almoço e petiscos ( #vaigordinho) e entrada nas keynotes sem problema ou confusão alguma. Além do mais, ganhar um kitzinho com um Gear VR, um samsung S6 (de 128GB!!!) e um joystick foi um presente e tanto. Valeu Zuck!

Family of apps do Facebook

A contextualização e para o que cada um dos apps serve foi algo comentado diversas vezes, inclusive até na keynote principal. Para todo tipo de usuário, o Facebook busca uma forma de conectar e “dar o poder para qualquer pessoa compartilhar qualquer coisa com qualquer um” (tradução livre de:  Get everyone the power to share anything with anyone”) e essa conexão vai muito além de pessoas. Infraestrutura para conectar o mundo e levar internet as mais diversas regiões, bots para facilitar e otimizar seu dia-a-dia, e chegando na realidade virtual, inteligência artificial. O roadmap para os próximos 10 anos (quem é de produto pira!!!) deixa mais claro ainda que o Facebook está “abraçando o mundo”, com ferramentas e planos para as mais diferentes áreas. Câmera 360º, bots, realidade virtual e até satélite!
 Facebook 10 years roadmap
Um outro detalhe que passou despercebido por alguns canais foi o de que praticamente tudo que Zuck e seus pupilos anunciaram será Open Source. Até a Surround360º (a camera que filma em 360º) é!
Para confirmar ainda mais que o Facebook tá cada vez mais forte na batalha dos vídeos, até porque a média assistindo video da população mundial diariamente passa de 3 horas!
Visando isso, com o Livestream API é possível integrar o Facebook live streaming com software e hardware e ele mostrou na prática um exemplo com um drone sobrevoando o palco e filmando a platéia.
Global time spend watching video
E a melhoria significativa de praticamente todas ferramentas e tudo muito contextualizado, simples para interagir, usar e compartilhar. Algumas coisas que valem mencionar.
  • Quote Sharing: reduzindo a fricção de copiar um trecho em algum site > abrir o Facebook > colar > postar. Agora já é possível copiar e postar direto do site.

Detalhes aqui: https://goo.gl/gDtFCb

  • Save Button: Mais de 250 milhões de usuários salvam algo na rede do tio Zuck todo mês! Agora da pra integrar no seu site (até para e-commerce rola)

Detalhes aqui: https://goo.gl/gDtFCb

  • Account Kit: A era das senhas realmente tá com os dias contados. Touch ID, reconhecimento facial já dão esses indícios (lógico que ainda precisam de evolução). Mais de 300 milhões usam o Facebook Login por mês, fazendo dele o serviço número 1 de Sign On. O Account Kit é bem parecido com o “magic link” do Slack. Você coloca o número do seu celular ou e-mail, e recebe um código de código. O legal é que, ao contrário de só SMS, é possível integrar com os bots também!

Detalhes aqui: https://goo.gl/glEmBN

  • App Invites: Uma coisa que sempre teve vários bugs no facebook e agora parece estar bem redondinho. Contextualizado e uma boa alternativa para growth. Agora, até códigos de desconto é possível mandar.

Detalhes aqui: https://goo.gl/HmxUJM

  • Push Campaign: Uma das novidades mais impactantes da conferencia. Facebook já começou um “beta” disso com oNotify, um app que basicamente mandava pushs de acordo com as notícias e canais que você segue. Agora ele expandiu isso para as páginas, que podem enviar push baseado em algum audiência, chamada continuous campaign. Para a galera de ecommerce, um bom exemplo é o “mandar um cupom de desconto para todo que abandonou o carrinho nas últimas 24 horas”) e o one-time campaign, mais voltado para uma especifica audiência. Por exemplo: todo mundo que atingir o level X de um jogo recebe uma mensagem com um bônus. Dá pra programar, colocar gifs e customizar os botões. A dúvida aqui fica como se isso não pode acabar virando um “e-mail mkt” e indo pro lado do spam. Mais uma vez, a contextualização é muito importante.

Detalhes aqui: https://goo.gl/ojEBRh

  • Bots e inteligência artificial: Bom, um crossover de Matrix com Exterminador do Futuro com um milhão de oportunidades e personalizações possíveis.
  • Analytics: Uma nova “divisão” do Facebook, que fica responsável por uma série das coisas anunciadas.

Detalhes aqui: https://goo.gl/fjn16m

Agora, um resumo das keynotes mais bacanas que eu assisti:

Growth Marketing: Best Practices for Getting and Keeping an Audience

link para assistir a keynote: https://goo.gl/9qSGUL
  • A coisa mais importante sobre growth é identificar o que as pessoas amam no seu produto e aprimorar sempre;
  • Tenha certeza que as pessoas continuam usando seu produto (retenção);
  • No Facebook, Growth Hacking é Growth Marketing. Envolver engenheiros para encontrar soluções criativas faz o Facebook ser o que é!
  • Growth Marketing é: Conquistar mercado, engajando com as pessoas certas na hora certa.

Making Android Apps Faster

Making Android Apps Faster

Link para assistir a keynote: https://goo.gl/AmKGFr
Nessa keynote, foi apresentado o ReDex, uma ferramenta do Facebook para otimização de apps para Android. Eles otimizaram cerca de 15% a aplicação do Facebook com isso!
Apesar de ser uma keynote meio técnica, um framework para identificar problemas/bugs:
  • O que está lento? (bugs, integrações…)
  • Por que está lento? (código, conexão, devices..)
  • Como posso fazer isso melhor? (otimização do código, C.I. …)

Introducing Bots on Messenger

Introducing Bots on Messenger

Link para assistir a keynote: https://goo.gl/FtevUQ
  • Mais de 1 Bilhão de mensagens todo mês no Messenger!;
  • Contextualizar, contextualizar, contextualizar. Os bots permitem uma maneira fácil de iniciar uma conversa (sem ter que esperar até o próximo dia uma resposta);
  • Na hora de criar seu bot. Pense: É uma única ação ou uma conversa continua?
  • Como fazer para que isso seja simples e casual?

Deeper Insights with Facebook Analytics for Apps

Link para assistir a keynote: https://goo.gl/XIafym
  • Sucesso não acaba depois da instalação do seu app (o trabalho só tá começando);
  • Mais de 500 mil developers usam o Analytics do Facebook;
  • Cases:
    • O app MomentCam aumentou 8% conversão depois que identificou que boa parte dos acessos era do Brasil e por conta disso, localizou o app, traduzindo tudo para português;
    • 71% das pessoas que fazem o uninstall de aplicativos o fazem pela inconveniência dos pushs (tá vendo, contextualização mais uma vez);

Lessons on Growth from the facebook Payments Team

Link para assistir a keynote: https://goo.gl/dXW4fG
  • Facebook já realizou mais de $20BI em transações em mais de 100 países;
  • 50 tipos de pagamentos e 49 moedas diferentes;
  • Oferecer pagamentos locais é muito importante (inclusive o exemplo aqui foi o de boletos no Brasil e como aumentaram as transações após incluir a opção);

 

 

Payments offering boleto in Brazil

  • Mensagens claras para seus usuários! Depois de aprimorar as mensagens de erro devido a problemas no cartão e não mostrar apenas: “seu cartão foi recusado” e sim “algum problema aconteceu no limite do cartão”, aumentaram 4,6% a conversão dos pagamentos.

 

Pra terminar a F8, uma festinha exclusiva para alguns convidados. E foi isso! =)

Belgian White Blue Moon